A hipnose clínica é completamente diferente da hipnose de palco no que se refere ao aprofundamento do estado hipnótico e no uso desse estado. A regressão de memória sempre acontece em duplo estado de consciência e pode ser comparada a lembranças nítidas de fatos que pareciam esquecidos há muito tempo.
Várias informações são absorvidas por nosso cérebro a todo momento; porém não temos acesso à maior parte delas que ficam armazenadas no inconsciente, mas geram sensações como medos, fobias, ansiedades, crises de pânico, depressão, stress, distúrbios alimentares ou crenças negativas que não sabemos de onde vem. O uso da hipnose facilita o acesso a essas informações, possibilitando a compreensão e o desaparecimento dos sintomas (físicos, mentais ou emocionais). A hipnose clínica não possui contraindicações nem oferece risco ao paciente. Não é um método invasivo e nem causa qualquer tipo de limitação ou impotência após a sessão; muito pelo contrário. O resultado desse trabalho é uma forma mais ampliada de autoconhecimento e a aquisição de mais recursos para lidar com a vida.
Na terapia regressiva ou regressão de memória o conteúdo psíquico inconsciente aparece através de sensações, sentimentos ou frases usadas com frequência que nos levam à porta de entrada do inconsciente, onde estão armazenadas vivências que podem ser metafóricas ou não. Visitando essas vivências em profundidade podemos encontrar a causa e a cura para os mais diversos sintomas.