Essas são novas e eficientes ferramentas usadas em psicoterapia, dentro do paradigma de uma potencialização neurobiológica por estimulações táteis, auditivas ou visuais. Isto é, são neuroterapias que podem ser usadas dentro de qualquer linha terapêutica e fazem parte da área que se desenvolve mais rapidamente no campo da saúde psicológica, pois elas têm provado que podem tratar imediatamente de questões que a terapia verbal demoraria anos para cicatrizar.
EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares. Foi desenvolvida nos Estados Unidos, no final da década de 80, pela psicóloga Francine Shapiro. Esta técnica permite o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas, através da integração do conteúdo neuronal em diferentes hemisférios cerebrais.
O Brainspotting foi descoberto em 2003 por David Grand a partir do EMDR, quando os olhos de alguns pacientes ficavam parados em um ponto focalizado que funciona ao identificar, processar e liberar fontes neuropsicológicas de dor física ou emocional, trauma, dissociação, ansiedade, depressão e uma variedade de outros sintomas desafiadores.
A Coerência Cardíaca, desenvolvida por Gastão Ribeiro, é outra ferramenta eficiente dentro das neuroterapias, na medida em que promove o equilíbrio entre o coração e a mente, para que o reprocessamento seja pleno.
Add Comment